Título: Índia se abre para etanol brasileiro
Autor: Mello, Patrícia Campos
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/09/2006, Economia, p. B6

O governo da Índia anunciou que vai introduzir no país inteiro a mistura do etanol na gasolina a partir do dia 1º de novembro deste ano, abrindo o caminho para o aumento das exportações brasileiras do produto, além de tecnologia.

O ministro do Petróleo da Índia, Murli Deora, afirmou que, com o programa, todos os Estados do país vão adotar a mistura de 5% de etanol no combustível, o que vai provocar uma demanda adicional de 580 milhões de litros de etanol por ano.

A medida foi anunciada às vésperas da viagem do primeiro-ministro, Manmohan Singh, ao Brasil. "Com os preços do petróleo em alta e o combustível fóssil se tornando escasso, o mundo pode aprender com a experiência brasileira", disse o secretário de Relações Exteriores, Shyam Saran, ao jornal indiano Daily News & Analysis.

A Índia é o maior comprador do etanol brasileiro - importou 478,5 milhões de litros em 2004, segundo dados da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica).

O país foi muito afetado pelo aumento dos preços internacionais de petróleo e poderá reduzir seus gastos com importação de combustíveis após a adoção da mistura do etanol na gasolina. Apenas as regiões de Jammu, Cachemira, Lakshadweep e Ilhas Andaman e Nicobar poderão ficar fora do programa, por razões logísticas.

Segundo Saran, o Brasil quer promover internacionalmente o uso do etanol e "a Índia será parte dessa iniciativa". Mas a mistura não será compulsória e o programa está sujeito à disponibilidade de etanol.

PRIMEIRA TENTATIVA

O programa de uso de etanol como combustível havia começado na Índia em 2003, mas não deslanchou. Nesse ano, o governo indiano introduziu a mistura de 5% de etanol na gasolina em nove Estados produtores de cana-de-açúcar. A iniciativa não avançou por causa da queda da produção de cana e a falta de fornecedores. A Índia produz 1,2 bilhão de litros de etanol por ano e 500 milhões já são usados pelos nove Estados.

O Brasil produziu 7,76 bilhões de litros de etanol na safra 2005/2006, segundo dados da Unica. Além de criar uma oportunidade para ampliar as exportações de etanol brasileiro, o programa indiano abre caminho para a exportação de tecnologia e usinas de álcool para o país. A exemplo do que empresas como a Dedini vêm fazendo.

As indústrias distribuidoras de petróleo já começaram a fazer licitações para comprar etanol dos Estados da Índia que são produtores.

BALANÇO

580 milhões de litros por ano será a demanda adicional de etanol na Índia com o programa

478 milhões de litros foi quanto a Índia importou de etanol do Brasil em 2004

1,2 bilhão de litros é quanto a Índia produz de etanol por ano

7,76 bilhões de litros é quanto o Brasil produz