Título: Explosão de oleoduto mata 269 na Nigéria
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/12/2006, Internacional, p. A10

A explosão de um gasoduto em Lagos matou 269 pessoas e feriu mais de 60 ontem, segundo a Cruz Vermelha. Testemunhas afirmaram que o incidente ocorreu quando centenas de pessoas do distrito de Abule Egba, inclusive mulheres e crianças, roubavam gasolina, colocando o líquido em baldes e sacos plásticos. Antes, ladrões profissionais haviam retirado o óleo.

¿Muitas pessoas estão carbonizadas. O chão está coberto de corpos¿, disse Ige Oladimeji, voluntário da Cruz Vermelha no país. O número de mortos pode ainda aumentar, pois vários dos feridos encaminhados aos hospitais tinham queimaduras graves.

O roubo de combustível dos dutos é comum na Nigéria, país membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e oitavo maior produtor do óleo do mundo. O país é muito pobre, com 60% da população abaixo da linha da pobreza e expectativa de vida de 47 anos. Parte do combustível é vendido no mercado negro.

Mesmo após o grave acidente de ontem, moradores eram vistos nas proximidades roubando a gasolina dos oleodutos. Em maio, mais de 150 pessoas morreram em uma explosão similar, também na cidade de Lagos. Nos últimos oito anos, mais de 2 mil pessoas morreram em acidentes deste tipo na Nigéria. Apesar de o país ser o maior produtor de petróleo da África, problemas com corrupção, má administração e uma capacidade limitada de refinar o óleo fazem a população sofrer com a falta de combustível para automóveis e fogões. Nos últimos dias, a escassez era sentida pelas filas em postos de gasolina de Lagos.