Título: PT vai transferir sede para Brasília
Autor: Oliveira, Clarissa
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/12/2006, Nacional, p. A6

Mais de um ano após ter começado a discutir a possibilidade de transferir sua sede para Brasília, o PT finalmente deu início aos procedimentos para a mudança. Na semana passada, a Secretaria-Geral do partido encaminhou a todas as demais secretarias um pedido para que determinem quais de suas atividades e funcionários devem ser transferidos para uma nova estrutura, que começará a funcionar ainda no primeiro trimestre do ano que vem, na capital federal. A nova sede será instalada no mesmo prédio que abrigou o comitê da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição.

Mas a direção nacional petista não deixará de ter uma presença forte em São Paulo. Pelo menos por enquanto, a atual sede do partido será mantida, para abrigar as secretarias que optarem por continuar atuando na capital paulista.

¿A idéia é de que fique, de qualquer forma, uma estrutura importante do PT em São Paulo. Não só porque São Paulo foi o berço do PT, mas também porque há uma atividade econômica social e política muito intensa¿, afirmou o presidente interino da legenda, Marco Aurélio Garcia.

Segundo o secretário de Relações Internacionais da legenda, Valter Pomar, seria possível dizer que o PT passará a funcionar com duas sedes nacionais. A secretaria comandada por ele, por exemplo, será dividida em dois núcleos: um em Brasília, encarregado de exercer funções mais ligadas ao governo, e outro em São Paulo, que manterá o trabalho feito atualmente junto à militância.

Segundo ele, a mudança ajudará a reduzir custos como a locomoção de dirigentes para a participação de reuniões da direção. Ele ressaltou, entretanto, que ainda não há uma definição sobre quanto o partido economizará. A expectativa do dirigente é de que este levantamento comece a ser feito a partir do início de janeiro.

`DESPAULISTIZAÇÃO¿ A transferência do PT para Brasília ajuda a alimentar a idéia defendida por alguns setores da sigla, de que é preciso reduzir a influência paulista na direção e abrir espaço para lideranças vindas de outros Estados. Na prática, a mudança contribui para essa reformulação, já que a sede estaria instalada em um local ¿neutro¿. Mas a direção garante que a meta é apenas solucionar problemas de ordem prática. ¿O que nós verificamos é que há uma concentração muito grande das atividades do PT em Brasília, não só pela presença do governo, do Poder Executivo, mas também do Parlamento. Brasília é um pólo de atração de movimentos sociais, que estão todo o tempo lá reivindicando e se manifestando¿, disse Marco Aurélio.