Título: Economista vê contradição com a Selic
Autor: Fernandes, Adriana e Graner, Fabio
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/12/2006, Economia, p. B1

A TJLP caiu para menos da metade da taxa básica de juros (Selic), o que, para o economista-chefe do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), Edgar Pereira, é contraditório. Ao mesmo tempo em que se comemora a queda de 0,35 ponto porcentual na TJLP, há apreensão acerca da próxima reunião do Comitê de Política Monetária. 'Na última, houve sinal negativo, já que metade dos integrantes votaram por redução menor', diz ele.

Pereira concorda que a nova TJLP aproxima os juros de referência do BNDES do nível internacional. A diferença é o risco país, que precisa baixar para permitir queda mais intensa da taxa. Ele argumenta, porém, que esse não é o único fator necessário ao estímulo de novos investimentos.

'Os investimentos dependem de uma equação que leva em conta a perspectiva de crescimento de demanda na economia', diz, alegando que as medidas econômicas que estão sendo preparadas pelo governo darão o tom da segunda gestão do presidente Lula. 'O governo, ao que parece, está empenhado em estimular a economia. Tudo vai depender do conteúdo do pacote.'