Título: Medida deve atingir mais as escolas privadas
Autor: Giannasi, Igor
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/12/2006, Vida&, p. A10

As mudanças propostas pelo parecer do Conselho Nacional de Educação quanto à inclusão das disciplinas de filosofia e sociologia no currículo do ensino médio devem afetar, no Estado de São Paulo, mais o ensino privado que o público. Desde 2005, as aulas de filosofia já são obrigatórias para os alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da rede estadual e opcional para os do 3º ano. A única adaptação deverá ser quanto às aulas de sociologia, que são optativas no 3º ano.

Algumas escolas particulares estão pensando em como se ajustar à norma. A adaptação em relação à filosofia na Escola Lourenço Castanho, na Vila Olímpia, zona sul, não deverá ter problemas. Conceitos filosóficos já são discutidos nas atividades dentro da classe. ¿Não vai ser uma grande novidade¿, diz a diretora Sylvia Figueiredo Gouvea. A única diferença será em ter um professor específico para a disciplina, que deverá ser recrutado no próprio quadro de funcionários do colégio, entre aqueles habilitados para lecionar a disciplina. Sylvia conta que os professores queriam para 2007 a inclusão da matéria, mas ela achou melhor se programar de acordo com o prazo definido pelo Conselho Nacional de Educação.

Já quanto às aulas de sociologia, Sylvia aponta que terá de retirar a disciplina de economia da grade para abrigá-la. ¿Acho que as escolas deveriam ter espaço para ensinar certas matérias que tenham a ver com sua comunidade¿, queixa-se a diretora, apontando que o ensino médio já é sobrecarregado de disciplinas.

No Colégio Magno, na zona sul, a adaptação também vai se nortear pela interdisciplinaridade. No terceiro ano do ensino médio, as disciplinas de história e atualidades se complementam, sendo trabalhadas a partir da leitura e discussão de jornais. ¿As notícias são analisadas do ponto de vista ético, filosófico, histórico, geográfico e político¿, diz a coordenadora pedagógica do ensino médio, Cleide Fernandes Ruy.

Por causa do parecer do Conselho, a escola modificou o planejamento pedagógico de 2007. A idéia é ampliar o foco dessas duas disciplinas já existentes para uma análise mais filosófica. ¿Nesse primeiro momento, não seria uma cadeira¿, explica Cleide. A partir dessa experiência, será feita uma avaliação para decidir como a filosofia será aplicada em 2008. Por enquanto, o colégio ainda não definiu como irá proceder em relação à sociologia.