Título: No palanque, petista diz querer apuração 'irrestrita'
Autor: Domingos, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/09/2006, Nacional, p. A4

O presidente Lula usou o comício que fez em Porto Alegre ontem à noite para voltar a reclamar de companheiros do partido e 'dessa maldita história do dossiê', admitindo que o caso o atingiu justamente quando sua campanha estava em boa fase. Para platéia de cerca de 12 mil pessoas, admitiu que tem companheiros que 'não ajudam, não facilitam e que fizeram bobagens', referindo-se aos petistas que negociaram a compra do dossiê Vedoin. 'Fizeram coisas que não deveriam fazer.'

Lula insistiu que quer saber de onde saiu o dinheiro que compraria o dossiê Vedoin, mas advertiu que também exige saber seu conteúdo. 'Não é possível que companheiros irresponsáveis cometam o erro que cometeram, mas também não é possível que irresponsáveis tentem esconder o conteúdo', argumentou, dizendo que exige 'apuração geral e irrestrita'.

No discurso, ele também reclamou da imprensa. 'Se a nossa querida imprensa tivesse tido comigo 10% da condescendência que teve no primeiro mandato de Fernando Henrique, hoje eu teria 70% das intenções de voto', afirmou. 'Cada erro que um dos nossos comete é como se tivesse caído uma bomba atômica. Um erro deles, eles tiram no dia seguinte das páginas dos jornais, mas os nossos ficam meses e meses.'

Voltou a bater na tecla de que poucas vezes na história do País um presidente foi tão massacrado. Lembrou que Getúlio Vargas deu um tiro no peito por não suportar a pressão e Juscelino Kubitschek só foi reconhecido 50 anos depois de sair do governo, numa comparação com os ex-presidentes.

No restante do discurso, Lula preferiu falar de projetos que seu governo retirou do papel para proclamar que é o presidente que mais aplicou recursos no Rio Grande do Sul. Citou a conclusão da duplicação da Rodovia BR-101, a criação da Universidade do Pampa e de um centro de tecnologia, investimentos na indústria naval, energia e agricultura familiar e ajuda aos produtores atingidos por estiagens.

A citação aos investimentos faz parte da estratégia para melhorar seu desempenho no Rio Grande do Sul. Segundo a pesquisa do Centro de Pesquisas Correio do Povo publicada sábado, Lula tem 29,8% das intenções de voto dos gaúchos, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) chegou a 43,2%. Antes do comício, o presidente visitou o Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), em Porto Alegre, mas preferiu não discursar.