Título: Comissão interpela 3 petistas
Autor: Macedo, Fausto
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/09/2006, Nacional, p. A10
A Comissão de Ética Pública pediu ontem esclarecimentos, por 'falta de clareza de posições' a três petistas citados em escândalos neste período eleitoral. Na lista estão o diretor do Banco de Santa Catarina Jorge Lorenzetti e o ex-diretor do Banco do Brasil Expedito Afonso Veloso - que deixou o cargo ao ser envolvido no caso do dossiê contra candidatos tucanos -, e o secretário nacional de Juventude, Beto Cury, que teria usado a máquina para levar jovens a um comício do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Cidade de Deus, no Rio. Lorenzetti, Veloso e Cury têm cinco dias para responder.
Em outra iniciativa, a comissão também pedirá à Secretaria de Comunicação (Secom) informações sobre a distribuição de uma cartilha para a campanha pela reeleição de Lula. 'Não é permitida a confusão de papéis', disse o presidente interino da comissão, Marcílio Marques Moreira, que pede 'que se faça distinção entre a função pública e a atividade de cidadão'.
Três dos cinco membros da comissão estavam presentes na reunião de ontem, que avaliou a conduta do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, no episódio do dossiê e concluiu que ele não teve participação na decisão de não mostrar imagens do dinheiro apreendido em São Paulo.