Título: Mantega prevê crescimento do País acima de 5% em 2007
Autor: Oliveira, Ribamar
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/09/2006, Economia, p. B1

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, manteve ontem à noite, durante evento promovido pela Gazeta Mercantil, a previsão de que o Produto Interno Bruto (PIB) vai ter alta de 4% este ano e afirmou que o País reúne todas as condições para um crescimento acima de 5% no ano que vem. Segundo ele, a vitória contra a inflação permite a adoção de uma política monetária mais flexível e com juros em queda em 2007.

Mantega acredita que no terceiro trimestre do ano o PIB vai crescer entre 1,2% e 1,4% em relação ao período anterior. Ele prevê uma mudança de expectativas na pesquisa Focus, do Banco Central, assim que forem divulgados os números referentes ao crescimento do terceiro trimestre.

Para ele, analistas que dizem que Lula não teria condições de elevar a economia em um segundo mandato têm 'raciocínio exótico'. 'Há uma demonstração clara de que a economia brasileira está sólida como nunca. Temos movimentos especulativos que passam e não vão deixar marca na economia brasileira. Não têm a ver com política.'

Mantega diz que a economia vai crescer por causa do aumento do emprego na indústria, nos serviços e na agricultura. Ele citou especialmente o setor automobilístico, que bate recordes de vendas. Segundo o ministro, no primeiro semestre o varejo cresceu 5% e a massa salarial teve um aumento 'extraordinário', além do crescimento do emprego.

Na avaliação do ministro, o PIB anualmente sofre uma inflexão em determinado trimestre. Em 2006, o mais fraco foi o segundo, pois foi, segundo Mantega, marcado por eventos que reduziram vendas e produção.