Título: Milagre `duplo¿ fez frei Galvão o 1º santo nacional
Autor: Pereira , Paula e Samarco, Christiane
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/12/2006, Vida&, p. A19

As orações feitas ao longo de nove meses e novenas dedicadas a frei Galvão mais a ingestão de suas ¿pílulas¿ com alegado poder de cura concederam a Sandra Grossi de Almeida, de 37 anos, e a seu filho Enzo de Almeida, de 7, o ¿milagre duplo¿ de uma gravidez de alto risco levada a termo e a cura de uma doença grave do recém-nascido. Ocorrido em 1999, foi esse o segundo milagre atribuído ao franciscano Antônio de Sant¿Ana Galvão, o frei Galvão, que, no sábado passado, fez dele o primeiro santo nascido em terras brasileiras.

¿Foi uma graça envolvendo mãe e filho¿, diz a freira Célia Cadorin, postuladora (defensora do candidato a santo) da causa do frei. Agora, a cerimônia de canonização já pode ser marcada. ¿Rezamos para que seja durante a visita do papa ao Brasil, em maio¿, diz irmã Célia. Hoje, quando se completam 184 anos da morte do frei (1739-1822), o fim do processo será celebrado às 19 horas na catedral de Guaratinguetá, sua cidade natal.

O segundo milagre do frei - são necessários dois para o Vaticano proclamar um católico santo - foi mantido em sigilo até ontem, quando um decreto assinado pelo papa saiu publicado na Acta Apostolicae Sedis, espécie de Diário Oficial da Santa Sé.

O anúncio surpreendeu até mesmo Sandra. ¿É um presente e não só para mim. O Brasil inteiro precisava disso¿, diz ela. ¿Somos um País muito católico e precisávamos ter um santo nosso¿, completa a devota, que, ¿mais do que nunca¿, tem sempre em casa as pílulas do frei. Dentro de cada ¿pílula¿ há três minúsculos pedaços de papel com a inscrição ¿Depois do parto, permanecestes Virgem. Mãe de Deus, intercedei por nós¿. Devem ser ingeridas durante uma novena ao frei.

Sandra foi apresentada a ele por uma amiga da avó assim que descobriu estar grávida de Enzo. Ela havia sofrido quatro abortos devido à formação de seu útero, que não tem espaço para gerar uma criança porque é partido ao meio. ¿Logo depois de ingerir a primeira pílula, parei de sangrar e as dores da dilatação do útero cederam.¿

LONGA ESPERA A seleção do segundo milagre levou seis anos. Irmã Célia analisou 5.643 graças registradas no Mosteiro da Luz, fundado em 1774 pelo frei. Dessas, 3.520 referiam-se a curas, a maioria com gestações complexas, problemas para engravidar e doenças renais. O caso de Sandra chegou em 2004.

O processo de canonização do frei começou em 1938. Após idas e vindas, foi retomado em 1986. Mas só seguiu ir adiante ao ser assumido, em 1991, por irmã Célia, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Ela entrou no processo a pedido do arcebispo emérito de São Paulo, d. Paulo Evaristo Arns, depois de ter conduzido com rapidez e sucesso a beatificação (e posterior canonização) de Madre Paulina, fundadora de sua congregação.

Em 1998, a Santa Sé já reconhecera a cura de uma menina de 4 anos como o primeiro milagre de frei Galvão. Desenganada pelos médicos por sofrer de um quadro crônico de hepatite B, ela teria sido curada um dia após seus parentes terem apelado ao frade.