Título: ACM Neto é esfaqueado em Salvador
Autor: Décimo, Tiago
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/12/2006, Nacional, p. A10

O deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA), de 27 anos, foi agredido no início da tarde de ontem, na saída de seu escritório político, na Avenida Paulo VI, no bairro da Pituba, em Salvador. Uma mulher, identificada como Rita de Cássia Sampaio de Souza, de 45 anos, aproximou-se de ACM Neto e desferiu uma facada em suas costas. O parlamentar estava acompanhado pelo motorista e por um assessor.

Segundo boletim médico divulgado no fim da tarde pelo Hospital da Bahia, onde ACM Neto foi internado, o corte é superficial, na região da omoplata direita, e não atingiu as vias aéreas. O boletim médico informava ainda que o deputado estava lúcido e passava bem, mas permanecia em observação e não havia previsão de alta.

Presa momentos depois do ataque, por policiais militares que estavam na região, Rita de Cássia foi conduzida à 16ª Delegacia (Pituba), onde prestou depoimento. De acordo com o delegado titular, Wilson Gomes, ela contou que procurou o deputado, na manhã de ontem, para cobrar uma promessa que ele teria feito, de liberar seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na Caixa Econômica Federal.

Gomes explicou que no depoimento Rita contou que o benefício está retido há três anos - quando ela teria sido demitida da Secretaria de Saúde de Ipiaú, município a 353 quilômetros de Salvador, onde afirmou morar. Rita de Cássia disse que, como não foi atendida pelo deputado, ficou nervosa e resolveu praticar a agressão.

'Estamos checando a veracidade das informações dadas pela agressora', disse o delegado. Segundo ele, Rita de Cássia também citou o aumento de mais de 90% nos salários dos parlamentares, aprovado pelo Congresso na semana passada, como outro motivo para o ataque.

Além disso, Gomes afirmou que ela tinha uma faca e um canivete e parecia estar emocionalmente alterada durante o interrogatório. 'Se a Justiça entender que é necessário fazer exames psiquiátricos para o julgamento, eles serão feitos', explicou. 'A Justiça é que poderá dizer, com base no relato de uma equipe médica, se ela é inimputável ou não.'

Rita de Cássia foi enviada, no fim da tarde, ao Presídio Feminino de Salvador. Ela foi indiciada pelo delegado por tentativa de homicídio qualificado - por não ter dado chance de defesa à vitima.

No hospital, ACM Neto recebeu a visita de familiares e correligionários durante toda a tarde. O deputado foi o campeão de votos na Bahia na última eleição e reelegeu-se com com 432,7 mil votos (ou 6,6% do eleitorado).

'LOUCA'

Em Brasília, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) reagiu com irritação a perguntas sobre o ataque a seu neto. 'Foi uma mulher louca, que não merece comentários', afirmou.

ACM disse que soube do ataque logo antes de subir à tribuna para discursar contra a reportagem em que a revista IstoÉ afirma que ele está em processo de declínio e 'perde poder a cada dia'.