Título: Conselho político verá medidas na quinta-feira
Autor: Otta, Lu Aiko
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/12/2006, Economia, p. B4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresenta o pacote de medidas para destravar o crescimento econômico ao Conselho Político na próxima quinta-feira, às 10 horas. A apresentação das medidas aos aliados será apenas formal, sem direito a vetos e mudanças. O pacote será divulgado à imprensa no mesmo dia. Até agora, o Palácio não definiu como será feito o anúncio. É certo que os ministros envolvidos na elaboração das medidas vão explicar cada item do pacote.

Nem Lula nem os ministros fizeram consultas a presidentes de partidos sobre o pacote nas últimas semanas. Assessores argumentam que os partidos estão afinados com o empenho do governo em apresentar medidas para acelerar o crescimento. Ontem de manhã, os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Dilma Rousseff (Casa Civil) discutiram pontos do pacote. A área de saneamento é uma das que estão exigindo mais atenção do governo. O desafio dos ministros é elevar os empréstimos para prefeituras e Estados investirem na área.

A capacidade da Caixa Econômica Federal de empréstimos para o setor público está no limite. O governo trabalha para garantir o repasse de recursos de diversos fundos. Uma possível forma de driblar essa dificuldade é aumentar o capital da Caixa em R$ 5,2 bilhões. Assim, a instituição poderia emprestar R$ 2,4 bilhões adicionais.

Além de Lula, Mantega e Dilma, participarão da reunião no Planalto o ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, e os presidentes do PT, PMDB, PSB, PR, PV, PP, PTB, PDT, PCdoB e PRB. Será a segunda vez que Lula se reúne com o conselho. No primeiro encontro, dia 13, ele não deu detalhes do pacote. Apenas assegurou que o apresentaria ao grupo na quinta-feira.