Título: Tucano vê ' vôo de galinha'; Mercadante culpa juros, câmbio e carga tributária
Autor: Francisco, Nelson
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/09/2006, Nacional, p. A6

O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra, disse ontem que o crescimento de 0,5% da economia brasileira no segundo trimestre em relação ao período anterior é um "vôo de galinha" e expõe a incompetência do governo Lula na condução da economia. "É um crescimento medíocre, um vôo de galinha, porque ameaça andar e não anda", criticou Serra.

O ex-prefeito aproveitou os números do Produto Interno Bruto (PIB) para bater duramente na política econômica do governo federal. "Não tem diagnóstico, competência e se deixaram levar por interesses", acusou o tucano, durante sabatina no jornal Folha de S. Paulo. Para ele, o desempenho fraco é resultado da combinação "dólar desvalorizado e juros altos".

O senador Aloizio Mercadante, que disputa o governo paulista pelo PT, admitiu que os juros altos, a apreciação do real frente ao dólar e a carga tributária do País estão impactando negativamente na evolução do PIB brasileiro. Ele avaliou que essas três áreas devem ser trabalhadas para melhorar a capacidade de o País crescer.

Mercadante, que apontou a possibilidade de a Copa do Mundo ter prejudicado a atividade do período, preferiu, porém, manter o otimismo. Alegando que o governo já trabalha nesse sentido, reduzindo os juros e equilibrando o câmbio, o senador disse acreditar que é possível acelerar o avanço do PIB até o fim do ano. "Ainda acho que podemos ter um bom ano."