Título: Singer envia carta a presidente e põe cargo à disposição
Autor: Domingos, João e Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/11/2006, Nacional, p. A7

O secretário de Imprensa e porta-voz da Presidência da República, André Singer, entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva carta em que põe o cargo à disposição. A iniciativa de Singer está em sintonia com a estratégia articulada por um grupo de ministros que defende a renúncia coletiva do primeiro escalão, com o objetivo de deixar Lula à vontade para fazer as mudanças que julgar mais convenientes.

Quem deve tomar a mesma atitude é o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, no início de dezembro. Gilberto Carvalho, chefe de gabinete de Lula, já pôs o cargo à disposição. Eugênio Bucci, presidente da Radiobrás, entregou carta semelhante - no seu caso, entretanto, há pressões do PT para que ele seja afastado. Petistas que estiveram à frente da campanha de reeleição de Lula mostram-se descontentes com reportagens divulgadas pela Radiobrás que contêm críticas ao governo por parte da oposição.

Singer não sofre nenhuma carga do PT. Ele é porta-voz de Lula desde a campanha de 2002, mas estaria agora disposto a voltar à sua vida de acadêmico. Por enquanto, Singer ainda está envolvido com projetos que pretende concluir até janeiro, quando termina o primeiro mandato de Lula. À frente da Secretaria de Imprensa, finaliza um livro que conta a história de outros secretários e porta-vozes - são quase cinco dezenas -, desde os anos 50.

Um dos que mereceram maior espaço foi o jornalista Carlos Chagas, porta-voz do governo do marechal Costa e Silva (15 de março de 1967 a 31 de agosto de 1969). Ironicamente, Carlos Chagas passa por uma investigação da Previdência, que alega indícios de fraude em seu processo de aposentadoria. Há a suspeita de que tal atitude tenha sido uma retaliação do governo federal por conta de seus comentários sarcásticos durante a campanha eleitoral a respeito da administração de Lula.

COLETIVA

Como o presidente Lula prometeu que concederia uma entrevista coletiva depois da eleição, o secretário de Imprensa estuda a possibilidade de realizá-la para a divulgação do pacote para a infra-estrutura, destinado a acelerar o crescimento econômico, ora em preparo. Singer busca ainda fazer uma reunião de Lula com os jornalistas credenciados no Comitê de Imprensa do Palácio do Planalto, uma forma de tentar aproximar mais o presidente dos meios de comunicação.

Antes do encerramento do primeiro mandato do petista, a Secretaria de Imprensa pretende também tornar disponíveis, na página do Palácio do Planalto na internet, trechos de áudio e vídeo de eventos dos quais o presidente venha a participar e, por fim, conseguir que discursos sejam transmitidos ao vivo, também pela rede mundial de computadores.