Título: Ranking põe Brasil na lanterna
Autor: Brandão Junior, Nilson
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/09/2006, Economia, p. B5

O crescimento de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no segundo trimestre (em comparação com igual período de 2005) coloca o País na lanterna do ranking mundial das nações que já divulgaram os dados sobre o desempenho da economia no período. É o que revela uma lista preparada pela revista britânica The Economist.

Segudo a publicação, o Brasil fica na rabeira tanto entre os emergentes quanto entre os desenvolvidos, que costumam apurar taxas de crescimento mais baixas por conta do nível de desenvolvimento que já atingiram.

Dos 27 países considerados emergentes acompanhados pela revista, 13 já anunciaram a taxa de expansão do PIB no 2º trimestre. A África do Sul e a Hungria, que estão imediatamente acima do Brasil no ranking, cresceram 3,6% no período. Embora também seja considerado fraco, o resultado dessas duas economias é três vezes superior ao brasileiro.

Entre as 13 nações desenvolvidas que já divulgaram o PIB do período, a Itália é a que registrou o desempenho mais modesto, com 1,5%.

No topo do ranking está a China, como vem ocorrendo nos últimos anos. O país comunista teve uma taxa de crescimento de 11,3% no trimestre. A seguir vem a Venezuela de Hugo Chávez. Estimulado pela disparada das cotações do petróleo no mercado internacional, o país avançou 9,2% no período.