Título: Senador Ramez Tebet está em coma
Autor: Naves, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/11/2006, Nacional, p. A8

O senador Ramez Tebet (PMDB-MS), que sofre de câncer no fígado, entrou em coma ontem de madrugada. No início da noite, no último boletim que divulgou, o médico da família, Issamir Farias Saffar, explicou que Tebet entrou em fase comatosa em razão da falência dos órgãos vitais. Ele está em casa, em Campo Grande, desde dia 11.

Em 30 de outubro, o senador chegou a ser internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção respiratória, por causa de reações alérgicas a um medicamento usado no tratamento quimioterápico. No último fim de semana voltou para casa, onde foi montada uma estrutura de suporte hospitalar. O senador luta contra o câncer há mais de 20 anos.

No boletim médico, Saffar contou que seu paciente responde a pequenos estímulos. 'Mas são apenas estímulos periféricos. Não significa que ele esteja consciente sobre o que está acontecendo à sua volta.' Ele acrescentou que intervenções terapêuticas não têm surtido efeito.

Ramez Tebet, que completou 70 anos dia 7, está acompanhado por assessores e familiares. Entre eles, Simone (PMDB), sua filha e prefeita de Três Lagoas (MS), cidade natal de Tebet e administrada por ele entre 1975 e 1978. Simone estava em Três Lagoas e viajou ontem para Campo Grande, ao saber que o estado do pai se agravara.

Ontem, o peemedebista recebeu homenagens no Senado. 'Nunca houve um problema nesta Casa sem que Tebet procurasse ajudar', discursou Pedro Simon (PMDB-RS), que fez uma oração pela saúde do colega. 'Ramez Tebet, o Brasil todo o está abraçando, está com o senhor, um beijo no coração', completou Paulo Paim (PT-RS).

VISITA

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), informou ontem que na segunda-feira ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o senador José Sarney (PMDB-AP) vão a Campo Grande fazer uma visita.

Tebet, que está no segundo mandato, presidiu o Senado de setembro de 2001 a janeiro de 2003. Ele foi vice-governador de Mato Grosso do Sul (1982-1986) e governador de março de 1986 a março de 1987.

COLABOROU CIDA FONTES