Título: Condoleezza se diz `preocupada¿ com expansão militar da China
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/11/2006, Internacional, p. A21

Os EUA têm algumas preocupações sobre o crescimento da China, incluindo uma expansão militar que poderia ser excessiva, disse a secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, em Hanói.

A China investiu muito dinheiro nos últimos anos na compra de submarinos, mísseis, aviões de combate e outras armas de alta tecnologia para seu arsenal e na ampliação do Exército de Libertação Popular - o maior do mundo - para 2,3 milhões de membros. Seu orçamento militar cresceu 14% este ano, para US$ 35,3 bilhões, mas especialistas estimam que o valor real seja três vezes maior.

¿Há algumas preocupações sobre o crescimento militar da China¿, disse Condoleezza em Hanói, onde participa da cúpula de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec). ¿Às vezes parece excessivo para o papel regional da China.¿ Pequim insiste que seu investimento militar é só defensivo, mas preocupa alguns vizinhos asiáticos e estrategistas americanos, que vêem a China como uma potencial ameaça ao poderio militar dos EUA no Pacífico. ¿A política dos EUA busca uma China responsável na política internacional¿, desconversou Condoleezza. Ela também citou preocupações dos EUA referentes à justiça econômica e aos direitos humanos na China.