Título: Meta do governo é dar resposta rápida em 2007
Autor: Brito, Agnaldo
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/12/2006, Economia, p. B4

Depois de criar o sistema de agendamento por telefone e internet, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prepara um pacote de ações para agilizar a resposta aos pedidos que recebe. Entre as medidas estão a contratação de 1.080 funcionários no início de 2007, a implantação de novo sistema de informática no segundo semestre e a criação de postos especializados de atendimento.

O Ministério da Previdência disse ainda que abrirá negociações com o Ministério do Planejamento no ano que vem para obter autorização para a contratação de 8 mil servidores ao longo dos próximos quatro anos.

¿Vamos chamar os 1.080 concursados no início de 2007, mas, além desse grupo, vamos negociar a contratação de mais 2 mil servidores nos próximos quatro anos¿, disse, ao Estado, o presidente do INSS, Valdir Simão. Hoje, o Instituto tem 40 mil servidores, distribuídos por 1.394 postos de atendimento entre unidades fixas e volantes.

As novas contratações têm o objetivo de trazer o tempo médio para a realização de perícias de 14 dias para apenas 5 dias, em qualquer ponto do País. Além disso, o INSS quer enquadrar as respostas aos pedidos de aposentadoria, pensão ou auxílios-doença ou assistencial em 45 dias, conforme determina a lei. ¿Tenho convicção de que os agendamentos vão reduzir o tempo de espera¿, disse o ministro da Previdência, Nelson Machado.

O INSS anunciou que criará mais sete agências em São Paulo, além de 12 unidades especializadas na avaliação de benefícios concedidos a pessoas incapazes para o trabalho e outras 17 em todo o País responsáveis para tratar casos que são levados para a justiça.