Título: Pior ataque em Cabul desde 2001 mata 18
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/09/2006, Internacional, p. A15
Um atentado suicida próximo da embaixada americana em Cabul matou ontem pelo menos 18 pessoas, incluindo dois soldados dos Estados Unidos, segundo a rede de TV CNN. Este foi o pior atentado na capital afegã desde a invasão liderada pelos americanos, em 2001. Até recentemente, a invasão do Afeganistão era apresentada pelas autoridades americanas como um caso de sucesso na guerra contra o terrorismo.
Segundo as forças americanas, o ataque foi realizado por um extremista do Taleban. Ele jogou seu carro com explosivos contra um veículo militar americano a apenas 50 metros do portão principal da embaixada dos Estados Unidos.
O ataque se deu no mesmo dia em que membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se reuniam em Varsóvia, na Polônia, para discutir a instabilidade do Afeganistão. Além de reconhecerem que subestimaram a resistência do Taleban, eles pediram que os países cumpram seus compromissos de envio de tropas. Chegou-se a um acordo que prevê o envio de pelo menos 2 mil soldados, que devem se juntar aos 18.500 já no país. A Otan enfrenta dificuldades, principalmente no sul.
JIHAD
Ontem, 21 supostos rebeldes taleban foram mortos na Província de Kandahar, em combates entre tropas lideradas pela Otan e rebeldes, durante a Operação Medusa, iniciada há uma semana.
Segundo o jornal Le Monde, o serviço secreto francês estaria preocupado com a chegada de estrangeiros para juntar-se à jihad (guerra santa) no país . Eles estariam indo ao Afeganistão para tornarem-se suicidas. O porta-voz da coalizão militar liderada pelos Estados Unidos no Afeganistão, Chris Miller, disse que, além dos dois soldados que morreram no ataque, outros dois militares americanos ficaram feridos.
Ali Shah Paktiawal, diretor do Departamento Criminal do Ministério do Interior do país, afirmou que, entre os afegãos, há pelo menos 29 feridos, muitos em estado grave.
KARZAI
Num comunicado, o presidente afegão, Hamid Karzai, qualificou o atentado de "odioso ato de terrorismo contra os valores do Islã e da humanidade", além de enviar mensagem de pesar para os parentes das vítimas.
Apoiada pelos Estados Unidos, a Aliança do Norte, que combatia o Taleban, tomou o controle do Afeganistão em 7 de outubro de 2001. Mas seis províncias do sul sempre resistiram ao controle indireto dos americanos e deram abrigo a muitos rebeldes Taleban.
Na segunda-feira, outro atentado suicida em Cabul, desta vez contra um comboio das forças da Otan, matou cinco pessoas, incluindo um soldado britânico, e deixou 11 feridos.