Título: Os principais pontos
Autor: Fernandes, Nalu
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/09/2006, Economia, p. B3

Cenário: O Copom pensou em cortar os juros em apenas 0,25 ponto porcentual, na semana passada, mas decidiu fazer um corte maior - 0,5 ponto - devido à melhora do cenário para a inflação.

Parcimônia: Mas os diretores do BC mantém a disposição de reduzir os juros com "maior parcimônia" - expressão que já foi usada na ata de julho.

Impacto: A preocupação do Copom, agora é com impacto que a queda das taxas de juros terá sobre a inflação de 2007.

Inflação: Parte dos cortes já feitos na taxa Selic ainda não teve impacto na atividade econômica e no comportamento dos preços. Daí a cautela do BC em relação a novos cortes.

Combustíveis: O Copom manteve a advertência de que o cenário de reajuste zero para a gasolina neste ano vem se tornando menos plausível. Ou seja, é possível que a gasolina suba depois das eleições.

Risco: Ao mesmo tempo, a referência aos preços da commodities como fonte de risco para o cumprimento da meta de inflação foi retirada da ata.

Demanda: Para o Copom, a atividade econômica vem crescendo num ritmo incapaz de gerar inflação por aumento da demanda de produtos.

Balança: O fluxo do comércio externo, na visão do Copom, tende a entrar em período de "ajustamento", ou seja, as importações crescem mais e as exportações não se expandem no mesmo ritmo.

Superávit : Mesmo assim, foi mantida a aposta em saldos comerciais elevados neste e no próximo ano.