Título: 'O Brasil precisa aprender a defender suas empresas'
Autor: Sant'Anna, Lourival
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/09/2006, Economia, p. B4
O presidente do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e ex-embaixador do Brasil na Argentina, José Botafogo Gonçalves, disse que o Brasil precisa aprender a defender as suas empresas. Ele explicou que o crescente movimento de internacionalização das firmas brasileiras levará a novos conflitos no exterior e o episódio na Bolívia deve servir de aprendizado para futuros casos.
'O lado bom disso é o didático', afirmou ao Estado. O diplomata explicou que, até então, o Brasil não estava acostumado a enfrentar problemas desse tipo, pois apenas nos últimos anos a atuação de companhias no exterior vem se intensificando. Era mais comum, segundo ele, criticar ou avaliar como indevidas atitudes de outros países quando defendiam suas próprias companhias.
Na avaliação de Botafogo Gonçalves, a crise entre o Brasil e Bolívia deverá durar 'muitos meses', com sucessivas 'idas e vindas' no processo. Isso representará um desafio para a diplomacia brasileira e será preciso firmeza e 'paciência estratégica', disse o diplomata. 'É indispensável tentar reforçar as ligações entre os países.'
Ele defende que a prosperidade da Bolívia é importante para o Brasil, mas isso não quer dizer que 'para isso tenhamos de fazer qualquer coisa que o presidente boliviano queira fazer'. Botafogo Gonçalves disse que há forças conflitantes dentro da própria Bolívia, o que gera um 'front interno' muito confuso no país.