Título: José Dirceu ataca Evo Morales
Autor: Pamplona, Nicola
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/09/2006, Economia, p. B6

O ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu publicou ontem, em seu blog, um texto duro contra o presidente da Bolívia, Evo Morales, e seu governo por causa de crise do gás. Segundo ele, o que Evo fez com a Petrobrás é uma 'expropriação disfarçada, ilegal e ilegítima'. Também acusa Evo de ter mais consideração com os Estados Unidos do que com o Brasil. ' A Bolívia precisa decidir o que pretende com o Brasil', diz.

Dirceu diz não se conformar com a 'política diferenciada de Evo Morales com o Brasil'. 'Para nós, toda semana, acusações, calúnias, muitas vezes ameaças, que aos poucos vão sendo cumpridas. Para nossos vizinhos, nenhuma objeção. Só flores, acordos e concessões', queixa-se ele, relatando os acordos e as boas relação com a Argentina e o Chile.

'Mesmo com os Estados Unidos, pasmem, o que assistimos é uma intensa articulação diplomática, duas viagens do vice-presidente (Álvaro Garcia) Linera aos EUA e inúmeras iniciativas para melhorar as relações, ampliá-las e renovar o acordo preferencial de exportação (...), em troca do controle da cultura da coca', relata. 'E com o Brasil, o que pretende a Bolívia?' pergunta Dirceu. A resposta, diz, veio esta semana. 'Simplesmente romper conosco, impor uma mal disfarçada expropriação dos bens da Petrobrás.'