Título: Campos briga para ir ao 2º turno em Pernambuco
Autor: Lacerda, Angela
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/09/2006, Nacional, p. A20

Em ascensão nas pesquisas de intenção de votos, o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos (PSB), intensifica a campanha para chegar ao segundo turno da eleição para o governo de Pernambuco: visita até 10 municípios por dia e fez esta semana a maior passeata já realizada na campanha estadual. Na pesquisa Ibope/TV Globo divulgada anteontem, Campos apareceu, pela primeira vez, empatado com o ex-ministro da Saúde, Humberto Costa (PT), na disputa por uma vaga no segundo turno.

Ex-colegas de ministério e aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Eduardo Campos e Humberto Costa têm, segundo o Ibope, 26% das intenções de voto. O candidato-governador, Mendonça Filho, do PFL, aparece com 35%, no primeiro lugar, mas não com distância suficiente que indique vitória já no primeiro turno.

A estratégia de Campos para superar Costa se baseia no contato direto com o eleitor, no 'olho no olho', e em grandes mobilizações. A direção da sua campanha aposta no próprio candidato como sua principal arma. Campos tem chegado a visitar uma média de 8 a 10 municípios por dia, com caminhadas e carreatas.

Anteontem, dia em que visitou 10 municípios da zona da mata de Pernambuco, Eduardo Campos liderou, no centro do Recife, a maior passeata já realizada nesta campanha, decorando a Avenida Conde da Boa Vista com as cores amarelo e vermelho. Ontem visitou 8 municípios no sertão.

Campos acredita que, no segundo turno, com o apoio explícito do presidente Lula, ele derrota o adversário pefelista, apoiado por seu maior inimigo político, o ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB).

O indiciamento de Costa pela Polícia Federal dentro da Operação Vampiro - que investiga superfaturamento de produtos hemoderivados e tem sido largamente explorada pelos adversários - ajuda a subida de Eduardo Campos, que pede para que a militância 'tome conta das ruas'.

E é também na militância que o PT aposta para levar Humberto Costa à vitória.