Título: Sem Evo Morales, feira é aberta em Santa Cruz
Autor: Pamplona, Nicola
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/09/2006, Economia, p. B8

Sem a presença do presidente Evo Morales, a principal feira de negócios da Bolívia, a Expocruz, foi aberta ontem em Santa Cruz de la Sierra, capital do Departamento de Santa Cruz, o maior pólo econômico do país. É a primeira vez que um presidente da República, em 31 edições do evento, foi excluído da solenidade de abertura.

O ato foi interpretado pelo vice-presidente, Álvaro Garcia Linera, como 'racismo e intolerância'. A decisão do empresariado de Santa Cruz revela a divisão que vive hoje a Bolívia. De um lado, o oriente, formado pelos Departamentos de Santa Cruz, Beni, Pando e Tarija, e de outro a região do altiplano, onde vive população de maioria indígena, grupo social que apóia o presidente.

A previsão é de que a Expocruz atraia 400 mil visitantes e movimente em negócios US$ 200 milhões. São dez dias de feira, com exposições agropecuárias e dos setores industriais e de serviços. O setor petroleiro, passou por uma mudança total a partir da publicação do Decreto de Nacionalização, também participa. A Petrobrás Bolívia terá um estande na Expocruz, um dos maiores, com 1 mil metros quadrados, onde vai contar sua história no país.