Título: Interdição em ponte provoca desvio de 100 km na
Autor: Brandão Júnior, Nilson
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/01/2007, Metrópole, p. C3

As enchentes em Campos, as maiores na história na cidade, localizada a 280 quilômetros da capital, estão provocando atrasos em torno de duas horas e gastos adicionais nas viagens de ônibus e caminhões para o Espírito Santo e o Nordeste do País. Com a tempestade, a principal ponte da cidade cedeu e o tráfego pesado, que passava por dentro dela, está sendo desviado para outras vias. Cerca de 70% do total de 5.718 desabrigados no Estado estão no município, segundo o Departamento Estadual de Defesa Civil.

A ponte General Dutra faz parte da BR-101, rodovia litorânea, uma das principais ligações com o Espírito Santo e o Nordeste. Segundo o comandante da Guarda Civil de Campos, Francisco Henrique Balbi, o tráfego para estas regiões pode ser feito por rotas alternativas, como a BR-040 (Rio-Bahia) ou que passam por outras cidades. Mas a viagem terá pelo menos 100 quilômetros a mais.

A Viação Itapemirim informou que uma viagem de São Paulo a Vitória, que normalmente dura 15 horas, aumentou em pelo menos duas horas. Já a duração de viagens entre as capitais fluminense e capixaba passaram de aproximadamente sete horas e meia para nove horas e meia.