Título: Nova líder da Câmara critica Bush por não ter priorizado a América Latina
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/01/2007, Internacional, p. A12

A nova presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, disse em entrevista ao jornal argentino Clarín que o presidente George W. Bush não cumpriu sua promessa de dar prioridade à América Latina. Segundo ela, Bush destinou em 2007 o orçamento mais baixo em 40 anos para os países latino-americanos. Nancy destacou a necessidade de que os EUA dêem ¿uma grande ênfase¿ ao fortalecimento de suas relações com a América Latina e disse que apoiará ¿um caminho para a legalização dos imigrantes¿ que vivem de forma ilegal nos EUA, mas não uma anistia.

A Câmara de Representantes, em seu segundo dia sob controle democrata, aprovou ontem uma mudança de suas regras orçamentárias para conter o déficit, proibindo o aumento dos gastos para qualquer novo programa a menos que gastos sejam cortados simultaneamente em outras partes ou os impostos sejam aumentados para cobrir os custos.

As amplas mudanças de regras éticas na Câmara que os democratas querem votar colocaram mais pressão sobre o Senado. A proposta de reforma ética da Câmara deixa o que os lobistas dizem ser amplos buracos para os que buscam acesso aos deputados, principalmente por meio de levantamento de fundos para campanha.

Mas os líderes da nova maioria democrata no Senado disseram quinta-feira que eles pretendem apresentar um pacote mais amplo de mudanças em suas próprias regras do que o aprovado no ano passado.

Alegando que essa é uma resposta à derrota republicana nas eleições provocada pela corrupção no Congresso, a Câmara quer proibir os deputados de aceitarem presentes, almoços ou viagens de lobistas ou das organizações que os empregam. A proposta também proíbe os deputados de usar jatos de corporações e reembolsar os proprietários. Em contraste ao projeto da Câmara, o projeto inicial do Senado proibiria apenas presentes e refeições, e não as viagens pagas por lobistas. Também não restringiria o uso de jatos corporativos.