Título: Após a posse, férias de 10 dias
Autor: Gallucci, Mariângela
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/01/2007, Nacional, p. A7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixará a montagem de seu novo ministério e a discussão sobre o governo de coalizão para o final de janeiro. Segundo o Palácio do Planalto, Lula deve permanecer em férias entre os dias 5 e 15 de janeiro, ou seja, logo após a posse para o seu segundo mandato.

Em conversa com o então governador do Ceará, Lúcio Alcântara (PSDB), recebido na última sexta em Brasília, Lula queixou-se do cansaço excessivo, que acumula desde a campanha da reeleição, e confessou que, agora, precisa mesmo é de um bom descanso. Cogita de voltar à restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro, ou de desfrutar de uma das praias do Guarujá, no litoral paulista.

Segundo fontes oficiais ouvidas pelo Estado, a segunda opção deve prevalecer, a pedido da primeira-dama, Marisa Letícia.

No período em que estiver ausente, o vice-presidente, José Alencar, ficará em seu lugar. Para tirar as férias, Lula cancelou a viagem que faria para a Nicarágua para participar da posse do novo presidente, Daniel Ortega.

Lula planejava também visitar Fidel Castro depois de participar da posse de Ortega, marcada para 10 de janeiro. ¿Não vou à posse na Nicarágua porque me convenci de que tenho de tirar dez dias de férias¿, disse Lula a jornalistas anteontem, durante visita à exposição do fotógrafo Ricardo Stuckert sobre a campanha da reeleição.

Antes das férias e da posse, o Lula e Marisa vão passar o réveillon em Brasília, na companhia dos cinco filhos do casal: Fábio Luiz, Sandro Luiz, Luiz Cláudio, Marcos Cláudio (filho do primeiro casamento de dona Marisa) e Lurian (filha de Lula com a auxiliar de enfermagem Mirian Cordeiro). Os netos, o genro e as noras do casal também estão no Palácio da Alvorada.

Os assessores não comentam como será a noite do casal. No ano passado, a família passou a virada de ano na Granja do Torto. Houve queima de fogos nos jardins da residência.