Título: Na Câmara, só 8% dos eleitos são novatos na vida pública
Autor: Lopes, Eugênia
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/01/2007, Nacional, p. A8

Apenas 8% dos 513 deputados federais que tomam posse no dia 1º de fevereiro são realmente novatos no exercício de função pública. A conclusão é de levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que aponta também que a futura Câmara dos Deputados será integrada majoritariamente por parlamentares com nível superior, profissionais liberais e com mais de 31 anos de idade.

Pelo estudo do Diap, a renovação da Câmara é de 47%. Mas dos 243 novos deputados - como são classificados aqueles que não foram reeleitos -, 200 já exerceram algum mandato ou cargo público em uma das três esferas de governo ou em algum dos Poderes Legislativo ou Executivo.

¿Os efetivamente novos, entendidos como aqueles que nunca exerceram qualquer função pública, estão restritos a três categorias de eleitos: os comunicadores (apresentadores de TV, radialistas, artista e cantores), os bispos e pastores evangélicos e, finalmente, os parentes de políticos tradicionais¿, diz o levantamento do Diap. É o caso, por exemplo, do estilista Clodovil Hernandes e do cantor Frank Aguiar, ambos eleitos por São Paulo.

Mais da metade da Câmara é formada por profissionais liberais - ao todo, 265 deputados. A maioria é de advogados (87), seguida de engenheiros (47) e economistas (20 deputados). A segunda maior representação na Câmara é de empresários: são 120 deputados.

O estudo socioeconômico dos deputados eleitos em outubro mostra que o terceiro grupo profissional da Câmara é constituído por assalariados urbanos: são 88 deputados da iniciativa privada e do serviço público. O quarto grupo é integrado por operários urbanos e rurais - são 19 deputados.

No Senado, onde a idade mínima exigida é de 35 anos, o número de assalariados é pequeno: apenas 12 senadores do total de 81 declaram depender de salário para sobreviver. São 7 professores, 3 servidores públicos, 1 metalúrgico e 1 agricultor. A maioria dos senadores é integrada por profissionais liberais. Ao todo são 33 senadores, dos quais 12 advogados, 8 engenheiros, 5 médicos, 3 economistas, 2 jornalistas, 1 contador, 1 administrador e 1 médico veterinário. A segunda maior representação é a de empresários: são 26.

Integrado por 81 senadores, o Senado renova parte de suas vagas de quatro em quatro anos. Nas eleições de outubro, 27 senadores (20 novos e 7 reeleitos) foram eleitos para ocupar um terço das vagas até fevereiro de 2015. Outros 54 senadores têm mandato até fevereiro de 2011.

RENOVAÇÃO

Nas últimas eleições, a renovação do Senado foi significativa: 30,86% da Casa, levando-se em conta os 20 novos senadores eleitos em outubro e os 5 suplentes que assumirão em substituição aos titulares que foram eleitos para o Executivo.

Dos 27 senadores cujos mandatos acabam em fevereiro próximo, 13 (48,15% das vagas em disputa) tentaram a reeleição, mas apenas 7 conseguiram um novo mandato. Quatro senadores desistiram de concorrer, 3 disputaram os governos de seus Estados, 2 concorreram à Assembléia Legislativa, 1 tentou ser vice-governador, a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) disputou a Presidência da República e o senador José Jorge (PFL-PE) concorreu a vice-presidente da República na chapa encabeçada pelo tucano Geraldo Alckmin.