Título: Vídeo da morte inunda a internet
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/01/2007, Internacional, p. A15
Um dia depois da execução de Saddam Hussein, um vídeo amador de aproximadamente dois minutos e meio que relata os últimos momentos do ex-ditador, incluindo o instante exato do enforcamento, foi divulgado por TVs árabes e diversos sites na internet, entre eles o Youtube. A TV CNN veiculou - e colocou em seu site - dois minutos das imagens. A rede americana cortou o vídeo, provavelmente captado por um telefone celular, segundos antes de o alçapão do cadafalso ser aberto.
A gravação mostra que Saddam aparentava estar conformado, mas se manteve desafiante até o fim. A CNN traduziu parte do diálogo travado entre o ex-presidente iraquiano e as pessoas que assistiam ao ritual de execução. O som do vídeo é abafado e por vezes se torna incompreensível. Fica claro que Saddam fez afirmações que não puderam ser traduzidas por causa da má qualidade do áudio.
¿Orações ao profeta Maomé e sua família. Louvado seja seu heroísmo e amaldiçoados sejam seus inimigos¿, disse Saddam. Em resposta ao ex-ditador, algumas testemunhas, provavelmente xiitas, gritaram três vezes ¿Muqtada¿, em referência ao clérigo xiita Muqtada al-Sadr, inimigo de Saddam e dos sunitas.
Saddam os ironizou: ¿Muqtada? É assim que vocês mostram sua bravura como homens?¿ Um dos carrascos manda Saddam ir ¿direto para o inferno¿. O ex-ditador retruca: ¿Essa é a bravura dos árabes?¿ Outra voz exalta Mohamed Baqir Sadr, tio de Muqtada: ¿Longa vida a Mohamed Baqir Sadr!¿ E emenda: ¿Vá para o inferno.¿
Um representante da Justiça iraquiana que estava no local o repreende: ¿Eu lhe imploro que não faça isso. O homem está sendo executado.¿
Saddam voltou a exaltar Maomé: ¿Digo a vocês que só há um Deus e Maomé é Seu profeta.¿ Ele repetiu novamente parte da profissão islâmica. Nesse momento, a CNN congela as imagens. No vídeo completo, o que acontece a partir desse instante é muito confuso. Só é possível ver Saddam caindo. O ruído da queda é forte.
Segundo descrição da agência Reuters, assim que o alçapão se abriu, uma das testemunhas gritou, com a voz aparentemente embargada: ¿O tirano caiu.¿ Outras vozes são ouvidas, mas, como são sobrepostas, não é possível entender o que dizem.
Flashes parecem ser disparados de câmeras fotográficas. A pessoa que segura o celular o abaixa. Por alguns instantes, só se vê o chão. Quando a imagem volta, o dono do celular está bem próximo do corpo de Saddam. Este aparece pendurado, com a cabeça pendendo para o lado direito. Os olhos estão semi-abertos, mas o ex-ditador não emite som algum.
CELULARES
O vídeo dos momentos finais de Saddam Hussein se espalhou não só pela internet, como também pelos celulares. No centro de Bagdá, era fácil encontrar ontem pessoas exibindo para amigos as imagens da execução em seus telefones.
TROCA DE INSULTOS
Saddam Hussein - ¿Orações ao profeta Maomé e sua família. Louvado seja seu heroísmo e amaldiçoados sejam seus inimigos¿
Testemunha, provavelmente um xiita - ¿Muqtada!¿ (Em referência ao líder xiita Muqtada al-Sadr, inimigo do ex-ditador iraquiano, que era sunita)
Saddam Hussein - ¿Muqtada? É assim que vocês mostram sua bravura como homens?¿
Carrasco - ¿Vá diretamente para o inferno!¿
Saddam Hussein - ¿Essa é a bravura dos árabes?¿
Testemunha não-identificada - ¿Longa vida a Mohamed Baqir Sadr (tio de Muqtada). Vá para o inferno!¿
Representante da Justiça - ¿Eu lhe imploro para que não faça isso. O homem está sendo executado.¿
Saddam Hussein - ¿Digo a vocês que só há um Deus e Maomé é Seu profeta.¿
Testemunha não-identificada - ¿O tirano caiu!