Título: Pela Sudene, governadores vão pressionar Lula
Autor: Julião, Valdir
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/01/2007, Nacional, p. A8

Reunidos ontem na capital do Rio Grande do Norte, os governadores nordestinos decidiram pressionar o governo Lula para apressar a criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O órgão foi recriado pelo governo, mas não há prazo para a retomada das suas atividades.

O grupo decidiu criar um fórum permanente para discutir as pautas comuns aos nove Estados da região. A partir da próxima reunião, em Maceió, daqui a dois meses, eles votarão apenas temas específicos.

Outro tema discutido ontem foi a criação de um fundo regional de investimento e a adoção de um sistema de créditos capaz de ampliar a captação de recursos junto à União. Querem, ainda, a devolução de valores depositados nos cofres federais como garantia do pagamento da dívida com a União. O dinheiro iria para o novo fundo.

No encontro, os governadores acataram a proposta da governadora reeleita do Rio Grande do Norte, Vilma de Faria (PSB), de criar um sistema integrado de inteligência para a segurança pública no Nordeste. A idéia segue o exemplo dado pelos governos de São Paulo, Rio e Espírito Santo.

Presente no encontro, o ministro da Educação, Fernando Haddad, comentou que a implementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) vai ajudar a amenizar outro problema dos Estados e municípios - a perda de recursos para o setor, que ocorreria no modelo atual.

¿A situação muda dramaticamente com o Fundeb, porque essas perdas que hoje somam R$ 6,5 bilhões vão ser reduzidas a menos da metade¿, afirmou.

Todos os governadores nordestinos compareceram à reunião em Natal. A carta final do encontro será apresentada à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.