Título: Cientistas atrás de 'TV alien'
Autor: Amorim, Cristina
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/01/2007, Vida&, p. A16

Um novo projeto buscará vida inteligente fora da Terra - por sinais de televisão. A equipe, do conceituado Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, acredita que é mais efetiva a procura pelo espectro eletromagnético - emitido aqui em transmissões de TV, rádio FM e radares - do que por recados transmitidos propositalmente por outras civilizações. ¿Podemos encontrar sinais esporádicos de pessoas que nunca quiseram que nós as víssemos, e ter uma idéia do que acontece¿, diz David Aguilar, do centro.

O espectro eletromagnético abarca radiação de ondas altamente energéticas, como raios gama e raios X, e daquelas menos energéticas, como microondas e rádio, com a luz situada em algum lugar neste miolo.

O grupo usará dados coletados por um novo telescópio de baixa freqüência, que está sendo construído num ponto suficientemente remoto da Austrália para evitar a interferência das ondas geradas na Terra. São 8 mil antenas distribuídas em um campo, que detectarão sinais a uma distância de 30 anos-luz, ou cerca de mil sistemas solares. Antenas maiores podem elevar esta distância centenas de anos-luz de distância.

Os projetos anteriores de busca por vida extraterrestre vasculharam o universo atrás de mensagens enviadas de forma deliberada. Mas não há garantia nenhuma de que, caso exista outra civilização mesmo, ela esteja disposta a fazer contato com outros seres. O trabalho deve começar dentro de um ano.

Detalhes foram divulgados nesta semana em Seattle, nos Estados Unidos, durante a reunião anual da Sociedade Astronômica Americana.