Título: Superplataforma fretada começa a produzir
Autor: Pamplona, Nicola
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/01/2007, Economia, p. B6

A Petrobrás iniciou ontem as operações da plataforma FPSO Cidade do Rio de Janeiro, que vai extrair até 100 mil barris de petróleo por dia do Campo de Espadarte, na Bacia de Campos. A unidade, inaugurada com a presença do governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, vai contribuir para que a estatal consiga a auto-suficiência na produção nacional de petróleo até fevereiro.

A plataforma tem capacidade de produzir também 2,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Foi construída em Cingapura e será operada pela holandesa Modec. Devido ao pouco tempo de vida útil do poço, a Petrobrás optou por fretar a plataforma pronta, com contrato de curto prazo - oito anos, renováveis por mais quatro -, em vez de construir uma unidade própria.

A FPSO é um navio-plataforma com 320 metros de comprimento e 30 de altura, equivalente a um prédio de 10 andares. Segundo a estatal, o sistema de produção da unidade usa tecnologias inéditas para bombar petróleo do fundo do mar para a superfície, que reduzem os custos operacionais e de manutenção.

O presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, disse que a empresa planeja agregar, em 2007, uma capacidade de produção de 476 mil barris por dia no Brasil.