Título: Aécio acena a Lula e fala em mais parcerias
Autor: Kattah, Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/01/2007, Nacional, p. A10

Um dia após ser reempossado, o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), disse ontem que está ¿à disposição¿ do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um permanente diálogo sobre ¿as questões que interessam ao País¿. Embora tenha feito críticas à condução da política econômica, o tucano deixou claro que no início do seu novo mandato não pretende instituir uma relação conflituosa com o Palácio do Planalto.

¿Acho que só os fracos é que temem conversar com adversários, como se isso significasse algum tipo de submissão. Ao contrário. O governador de Minas, se convocado pelo presidente, estará à disposição para conversar sobre as questões que interessam ao País¿, disse o tucano, após a solenidade de posse do novo secretariado, no Palácio da Liberdade.

O governador afirmou também esperar que Lula ¿construa esse diálogo com todas as forças políticas do País¿. ¿Sou oposição ao governo porque nós perdemos as eleições, mas eu jamais serei oposição ao Brasil. Não contem comigo para uma oposição do quanto pior, melhor¿, disse Aécio, que recebeu a visita do candidato presidencial tucano, Geraldo Alckmin, convidado para participar de uma missa solene na sede do governo mineiro.

Um dos nomes cotados para disputar a Presidência em 2010, Aécio manteve boas relações com Lula durante o primeiro mandato e não esconde que espera ampliar as parcerias. ¿Vale lembrar que parcerias, alianças estratégicas e unidade de ação não significam uniformidade de pensamento.¿

Ele aproveitou a presença do prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), para destacar a ¿capacidade de articulação¿ de seu governo. ¿As divergências, naturais em uma sociedade democrática, devem ser colocadas sobre a mesa e discutidas à luz do interesse coletivo e do bem comum¿.

Aécio quer também dar uma marca social à sua administração. O governo decidiu desmembrar a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes em duas pastas.

O secretário de Desenvolvimento Social, Custódio Mattos, já disse que a intenção é firmar parcerias com Ministério do Desenvolvimento Social - do mineiro Patrus Ananias - para ações conjuntas no Estado.

No que chamou de ¿Estado para Resultados¿, o governador citou dez compromissos de seu novo governo, entre eles a promoção do desenvolvimento nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

GASTO

O governo mineiro prepara um novo choque de gestão para o segundo mandato, batizado de ¿2ª geração¿. Todo o gerenciamento administrativo ficará a cargo do vice-governador Antonio Augusto Anastasia. O foco primordial é a melhora da qualidade do gasto público.

¿Não basta ter o dinheiro e fazer. Tem de fazer bem e barato. Quanto mais fizermos isso, mais a população sentirá no seu cotidiano o efeito positivo do equilíbrio fiscal¿, disse Anastasia.