Título: Lula usa texto com mensagem de fundo religioso
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/01/2007, Nacional, p. A4

Por um pedido expresso do presidente Lula foi incluída no final de seu discurso de posse no Congresso uma mensagem de fundo religioso. O texto foi repassado ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, que coordenou a redação do discurso.

Lula leu a mensagem na parte final do discurso. O texto em tom de oração, no qual agradece a Deus tanto pelas ¿oportunidades¿ como pelas ¿dificuldades¿, pode ser facilmente encontrado na internet. ¿Eu pedi força e Deus me deu dificuldades para me fazer forte¿, destaca a primeira parte da mensagem. ¿Pedi prosperidade e Deus me deu cérebro e músculos para trabalhar.¿

A mensagem foi impressa por uma secretária da Presidência e entregue a Lula pelo chefe de gabinete pessoal, Gilberto Carvalho, no último dia 30. Pessoas próximas contam que o presidente é religioso, mas não do tipo que gosta de orações longas.

Lula, segundo assessores, identificou-se com partes da mensagem - em geral, ele aprecia textos com tom religioso e de auto-ajuda. Os discursos do presidente, mesmo nos momentos de tranqüilidade do governo, são fartos em mensagens nesse sentido. O presidente também se identifica com o texto de agradecimento a Deus, segundo assessores, por se considerar o ¿pai dos pobres¿.