Título: Em despedida do Senado, Heloísa Helena chora
Autor: Costa, Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/12/2006, Nacional, p. A7

Com direito a muito choro, a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) subiu ontem à tribuna para despedir-se do Senado. Em seu discurso emocionado, afirmou que, durante seus oito anos de mandato, ¿se não ajudou muito o Brasil, contribuiu para o País não ficar pior, não ficar mais apodrecido¿. Com a ênfase habitual, ela lamentou o ¿ódio implacável, a tirania, a trapaça de gente inescrupulosa sem valores morais¿ da qual disse ter sido alvo por conta de sua posição política.

Candidata derrotada à Presidência, Heloísa Helena ficará sem mandato a partir de 2007. Sua despedida do Senado foi emocionante e durou mais de três horas, ao longo das quais foi homenageada por mais de 40 parlamentares. Os senadores Jefferson Péres (PDT-AM), Romeu Tuma (PFL-SP), Delcídio Amaral (PT-MS) e Patrícia Sabóia (PSB-CE) também choraram durante a despedida da colega.

SONETO

Péres disse que já se despediu de diversos senadores, mas nenhum adeus o comoveu tanto. ¿Você, minha cara Heloísa, faz-me lembrar o soneto, porque é uma figura chapliniana, entre a lágrima e o sorriso. Sabe Deus como estou contendo o pranto porque a dor é muito grande¿, afirmou, após compará-la ¿uma rosa azul que consegue vicejar no pântano, imunizada contra a poluição em torno¿.

Expulsa do PT em dezembro de 2003, Heloísa Helena deixou claro na despedida o quanto penou nessa fase. Além de Delcídio, foi saudada somente pelos petistas Eduardo Suplicy (SP), Paulo Paim (RS) e Flávio Arns (PR).

VIRGÍLIO

O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), disse que não gostava dela, antes de conhecê-la, mas ao chegar ao Senado percebeu seu erro e mudou de idéia em relação à parlamentar.

O senador Alberto Silva (PMDB-PI), cujo mandato também está terminando, disse que soube por amigos alagoanos que já tentaram matar a senadora do PSOL, ¿mas não conseguiram porque Deus estava a seu lado¿.