Título: Bush anunciará estratégia na próxima semana
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/01/2007, Internacional, p. A12

O presidente americano, George W. Bush, disse ontem que apresentará na próxima semana sua nova estratégia para o Iraque. ¿Estou no processo de tomar a decisão final¿, afirmou, após teleconferência com o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki. ¿Quero garantir que a missão seja clara e específica e possa ser cumprida¿, acrescentou, no que analistas consideraram um sinal de que os EUA enviarão mais tropas a Bagdá. ¿Em algum momento da próxima semana, estarei pronto para traçar a estratégia que ajudará os iraquianos a alcançar a meta de ter um país que pode governar, manter e defender a si mesmo.¿ Segundo funcionários, Bush nomeará o general David Petraeus, que liderou o treinamento de tropas iraquianas, para comandar as forças dos EUA no Iraque, no lugar de George Casey.

Bush reiterou que Saddam Hussein, enforcado sábado,teve um ¿julgamento justo¿, mas acrescentou: ¿Eu gostaria que (a execução) tivesse ocorrido de modo mais digno.¿

Dois jovens se enforcaram nos últimos dias, em casos aparentemente relacionados à execução de Saddam. Na Índia, uma adolescente se enforcou após dizer que ¿queria sentir a dor de Saddam¿. O segundo caso foi em Houston (EUA), com um menino de 10 anos. A polícia acha que ele tentou imitar o enforcamento e perdeu o controle.

O governo iraquiano disse que não cederá à pressão externa para não executar o ex-chefe de inteligência Barzan al-Tikrit e o ex-chefe do Judiciário Awad al-Bandar. Os enforcamentos, previstos para ontem, devem ocorrer domingo.