Título: Aposta em produtos diferentes
Autor: Silva, Cleide e Nossa, Leonencio
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/01/2007, Negócios, p. B12
Mais do que comprar uma montadora, a Ford comprou uma marca que, apesar do baixo volume de vendas, tem boa aceitação entre consumidores das classes média e alta, que gostam de esportividade, analisa Corrado Capellano, da consultoria Creating Value. Segundo ele, a Ford vai diversificar a oferta de modelos utilitários de pequeno porte que ela mesma inaugurou com o lançamento do EcoSport, em 2003. 'Os modelos Troller ficarão numa faixa de veículos mais esportivos, mais radicais.' O jipe T4 custa R$ 85 mil e suas vendas estão na casa de 100 unidades ao mês. O EcoSport, que imita um fora-de-estrada, custa entre R$ 45 mil e R$ R$ 68 mil e vende 4 mil unidades ao mês.
Na opinião de Corrado, a Ford precisava de um produto diferente - além do compacto que vai produzir em São Bernardo, com o qual pretende ampliar sua fatia de mercado, hoje de 12%. 'A Ford vai na direção de diferenciar seus produtos e com maior capacidade de disputar os segmentos de aventura, como as versões Adventure, da Fiat.' Também para atuar nesse segmento a General Motors reiniciou a importação do Tracker, jipe produzido na Argentina e que obrigou a Ford a reduzir o preço do EcoSport.
Para criar o T4, a Troller buscou inspiração na marca Willys, coincidentemente adquirida pela Ford em 1968 e depois retirada do mercado. O empresário Mário Araripe, de 53 anos, chegou a manifestar interesse em seguir na direção da empresa, mas a Ford descarta essa possibilidade. Desde que adquiriu a empresa, Araripe bancou todos os projetos da fábrica.