Título: Inovações são rivais de ditaduras
Autor: Marchi, Carlos
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/01/2007, Nacional, p. A8
Houve um tempo em que as inovações tecnológicas eram temidas como armas de controle de governos totalitários. Na novela 1984, escrita em 1948, Eric Arthur Blair, conhecido pelo pseudônimo George Orwell, coloca a nascente televisão como arma da ditadura de Oceânia para controlar os cidadãos. Através da teletela, o ditador Big Brother vigiava os 'oceânicos'' - Big Brother is watching you ('O Grande Irmão está de olho em você'), dizia o lema do alegórico governo.
Orwell mirava em Stalin, mas acabou disseminando um temor indiscriminado de que governos totalitários de variados matizes, que grassaram dos anos 40 aos 80, usariam tecnologias modernas para controlar as sociedades. O tempo reverteu esses temores.
O videocassete ajudou a desmascarar, na URSS, as mentiras do regime soviético. Poucos anos depois, junto com o muro de Berlim, desabariam em dominó os regimes ditos socialistas. Ao longo dos curtos anos em que existe, a internet, temida lá atrás como um possível instrumento de controle a serviço das ditaduras, se tornou uma sólida e incontrolável ferramenta a serviço da liberdade e dos cidadãos