Título: Chávez: processo de estatização de projeto petrolífero está 'quase concluído'
Autor: Leite, Paulo Moreira
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/01/2007, Internacional, p. A16

Já está ¿quase concluído¿ o processo de migração dos projetos de processamento de petróleo extrapesado na faixa do Rio Orinoco, que são comandados por empresas estrangeiras e devem passar para empresas mistas com capital majoritariamente estatal, anunciou ontem o presidente Hugo Chávez na Assembléia Nacional, em discurso de prestação de contas sobre sua gestão no ano passado.

Desde o início de 2006, a estatal PDVSA busca maioria acionária nos quatro projetos que opera no cinturão do Orinoco com petrolíferas estrangeiras, como ConocoPhilips e Exxon Mobil. Nessa região, que produz cerca de 600 mil barris por dia, o petróleo extremamente viscoso é transformado num tipo de óleo sintético, que pode ser processado por refinarias comuns. Segundo Chávez, as companhias estrangeiras ficarão como acionistas minoritárias ou terão de ir embora. ¿Adeus, boa sorte e muito obrigado¿, acrescentou em inglês.

Ele reiterou que estatizará ¿absolutamente todo o setor de eletricidade e energia¿, como anunciou segunda-feira. E confirmou seu plano de reformar a Constituição, permitindo reeleições presidenciais indefinidamente. ¿Creio que em 2013 vou ganhar outra vez as eleições.¿

Chávez também acusou os opositores - que estão se mobilizando contra os projetos do presidente, entre eles o de substituir 255 das 355 prefeituras por conselhos comunitários - de retomar o ¿caminho do confronto¿. Ele anunciou que seguiria ainda ontem à noite para o Equador, onde deve acompanhar a posse do presidente Rafael Correa, e virá ao Brasil na próxima semana.