Título: Segurança será reforçada durante o evento
Autor: Marin, Denise Chrispim
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/01/2007, Economia, p. B4

O Rio terá a segurança reforçada para a reunião da Cúpula do Mercosul, entre quarta e sexta-feira. Amanhã, desembarcam na cidade os policiais federais que irão cuidar da segurança pessoal dos presidentes e de alguns ministros. A Polícia Federal (PF) não divulga o efetivo que trabalhará no Rio. O mesmo acontece com a Polícia Militar do Rio.

A segurança das ruas e de toda a área em torno do Hotel Copacabana Palace, onde acontecerão as reuniões, está sendo montada pelo comandante militar do Leste, general Luiz Cesário da Silveira Filho. Ele terá sob seu comando todas as forças de segurança do Rio. O plano será finalizado amanhã, quando será acertada a participação do governo estadual. A secretaria de Segurança do Rio informou que policiais militares darão suporte à PF fazendo a escolta dos comboios de chefes de Estado em todos os deslocamentos. A PF também cuidará da segurança preventiva dos locais por onde passarão os comboios. Nesses locais, 24 horas antes serão feitas vistorias com a ajuda de peritos e cães farejadores especializados em detectar explosivos. Nos locais por onde passará o presidente Lula, a segurança ficará a cargo do Gabinete de Segurança Institucional.

O novo esquema de policiamento de vias expressas funcionará plenamente na terça-feira nos dois eixos, o da Linha Vermelha e o do elevado da Perimetral e Aterro do Flamengo.