Título: Correa, mais lulista ou chavista?
Autor: Nossa, Leonencio
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/01/2007, Nacional, p. A5

A maior proximidade do novo presidente do Equador com o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ou com o venezuelano Hugo Chávez é questão que intriga os equatorianos. 'Não se sabe qual será sua tendência. Conservador como Morales, Fidel e Chávez ou democrata como Lula, Tabaré (Vásquez, do Uruguai) e Bachelet', publicou ontem o jornal Hoy.

Correa, que estudou em universidades dos EUA e da Europa, tem características que lembram alguns políticos brasileiros. Sua trajetória se assemelha à de Fernando Henrique Cardoso, pela origem de esquerda e por ter ganho status de presidenciável após comandar como ministro a área econômica. Seu estilo nas entrevistas, porém, lembra o de Ciro Gomes: gosta de citar números, nem sempre exatos, para destratar adversários e mostrar superioridade intelectual.

Ontem, diante de Chávez e de grupos indígenas, fez questão de agradecer o apoio do 'companheiro metalúrgico Lula'. Na campanha eleitoral, Correa prometeu nacionalizar o petróleo equatoriano. Após vencer o segundo turno, esteve em Brasília e em encontro com Lula amenizou o discurso, propondo parceria com a Petrobrás, que tem interesse na extração de petróleo no país.