Título: Serra defende estadualização do Porto de Santos e parcerias
Autor: Warth, Anne e Ramon, Jander
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/01/2007, Nacional, p. A8

O governador José Serra defendeu ontem a estadualização do Porto de Santos como forma de modernizar sua infra-estrutura e dinamizar a economia de São Paulo. Ele fez o pedido na presença do ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, durante a abertura da Couromoda, Feira Internacional de Calçados, no Anhembi. ¿O Porto de Santos está no limite e sofre com a falta de investimentos e assoreamento. O governo do Estado, com a ajuda de parceiros, pode dar um salto muito importante para dinamizar nossa economia¿, afirmou. Serra pediu ainda investimentos para concluir o Ferroanel. Ele ressaltou que a obra facilitará o trânsito e o comércio no Estado, mas destacou que a responsabilidade pela obra é do governo federal e das concessionárias.

Como antecipou o Estado em dezembro, Serra (PSDB) tem um projeto para integrar o parque produtivo nacional com os Portos de Santos e São Sebastião. O plano de Serra prevê um projeto integrado de desenvolvimento do Estado, com a conclusão do trecho sul do Rodoanel e a duplicação da Rodovia dos Tamoios. A primeira obra facilitaria o acesso a Santos; a segunda, ao Porto de São Sebastião. Para convencer o governo Lula, o argumento é que todos os dividendos obtidos com o investimento reverterão em favor do próprio governo federal.

Os outros entraves na operação do porto, entre eles a atracação e a navegação nos canais, seriam superados com uma gestão profissionalizada. A direção da Autoridade Portuária de Santos (APS) ficaria com o Estado e as operações do porto seriam privatizadas, pondo fim ao tradicional rateio político da APS.

Para vencer as resistências dos agentes do meio ambiente, a solução prevista é criar na APS uma área de meio ambiente que converse com os ambientalistas e assim contorne os problemas. Segundo o estudo de Serra, os grandes ¿travamentos¿ do Porto de Santos são o gargalo no acesso à área portuária e a urgente necessidade de dragagem nas águas. Os exportadores se queixam de muitos problemas: para eles, falta planejamento, há uma enorme burocracia, além da indefinição dos marcos regulatórios e um descompasso de atribuições, principalmente na área de meio ambiente. Um empresário disse ao Estado que gasta mais tempo em discussões sobre entraves legais do que vendendo seus produtos.

Serra aproveitou a Couromoda para criticar a política econômica do governo. ¿O setor calçadista tem sabido se proteger. As exportações voltaram ao mesmo nível de 2003, graças à criatividade e à luta dos produtores¿, disse. ¿Mas com essa combinação de juros e câmbio é muito difícil crescer de forma sustentada. A crise no Rio Grande do Sul é reflexo disso.¿ Para ele, a moeda está supervalorizada e é ¿um verdadeiro castigo¿ para os exportadores.