Título: EUA reforçam presença no Golfo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/01/2007, Internacional, p. A14

O secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, disse ontem que a ampliação da presença militar americana no Golfo Pérsico - que receberá em breve uma bateria de mísseis antimísseis Patriot e mais um porta-aviões - tem como objetivo responder à atitude ¿negativa¿ do Irã numa região onde os Estados Unidos têm ¿interesses estratégicos vitais¿ e ¿pretendem ficar por muito tempo¿.

A declaração, feita em meio a uma escalada de tensões com Teerã por causa do programa nuclear iraniano e da influência do país sobre a maioria xiita no Iraque, tende a piorar ainda mais a relação entre os dois países.

Em sua primeira visita à sede da Otan, em Bruxelas, desde que assumiu o cargo, em dezembro, Gates não só acusou Teerã de não colaborar com os EUA na resolução do conflito iraquiano como disse que o diálogo com o Irã só poderá ser retomado quando o país mudar sua atitude ¿negativa¿. Para Gates, ¿os iranianos não estão fazendo nada para ajudar o Iraque. Além disso, eles apoiaram o Hezbollah para criar um novo conflito no Líbano.¿

Na semana passada, tropas americanas invadiram um prédio do governo do Irã em Irbil, no norte do Iraque. Na ação, foram presos seis iranianos que, segundo Bagdá, tinham aprovação do governo do Iraque para trabalhar, o que gerou um grande mal-estar diplomático.

As recentes ofensivas contra o Irã contrariam as recomendações do chamado Grupo de Estudos para o Iraque, a comissão bipartidária americana que divulgou um relatório sugerindo mudanças na estratégia para o conflito.

O grupo, do qual Gates fez parte, propôs que os EUA retomassem o diálogo com a Síria e o Irã para conseguir seu apoio para estabilizar o Iraque, porém, a Casa Branca se recusa a negociar com Teerã até que os iranianos desistam de suas ambições nucleares.

Preocupado com o aumento das tensões com os EUA, o governo iraniano pediu à Arábia Saudita que ajude a melhorar a relação entre os dois países. O pedido foi feito por carta, assinada pelo líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, e o presidente, Mahmud Ahmadinejad, e entregue ao rei Abdula no domingo pelo negociador nuclear de Teerã, Ali Larijani. Maior exportador mundial de petróleo, a Arábia Saudita é o principal aliado dos EUA no Oriente Médio. A secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, chegou ontem à capital do país, Riad, e deve reunir-se hoje com o rei.

Ainda ontem, o embaixador americano no Iraque, Zalmay Khalilzad, disse que os EUA planejam ¿combater as redes de terroristas iranianos e sírios no Iraque¿. O general George Casey advertiu que não se deve esperar resultados rápidos em Bagdá: ¿Haverá uma evolução gradual.¿ O primeiro grupo de soldados americanos do novo contingente chegou ontem ao Iraque.