Título: Exército reforça segurança no Rio
Autor: Rodrigues, Alexandre
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/01/2007, Economia, p. B7

Os chefes de Estado que participarão da reunião de Cúpula do Mercosul, a partir de hoje, começaram a chegar ao Rio ontem, sob forte esquema de segurança. Mais de cem soldados do Exército estão em diversos pontos da Linha Vermelha, via expressa que será usada pelas comitivas oficiais em direção à zona sul da cidade, onde fica do Hotel Copacabana Palace, que sediará o evento. Na Avenida Brasil, até um carro blindado está sendo utilizado. Na Praia de Copacabana, uma fragata e uma lancha da Marinha reforçavam a segurança.

Às 10 horas, grupos de militares armados começaram a se posicionar nas passarelas e acessos à Linha Vermelha, palco de assaltos recorrentes. O reforço do patrulhamento se somou ao novo sistema de policiamento das vias expressas do Rio, posto em prática esta semana pela Polícia Militar.

Na ponte que liga a Ilha do Governador, onde fica a base da Força Aérea, à via expressa, pelo menos 20 soldados faziam a triagem dos carros que seguiam no sentido Galeão-centro. No restante do percurso, grupos de militares foram posicionados nas proximidades de favelas, como as do Complexo da Maré, sob viadutos e sobre passarelas de pedestres. O mesmo aconteceu na região da Avenida Brasil.

Equipados com fuzis, metralhadoras e rádios comunicadores, os soldados montaram barricadas com sacos de areia e mobilizaram ambulâncias, caminhões e jipes.

O Comando Militar do Leste, que lidera o esquema de segurança preparado para a reunião, não informa, por motivos estratégicos, o número de militares empregados na operação nem os locais onde atuarão. O Exército também não informa quanto tempo os militares permanecerão nas ruas do Rio.

Em Copacabana, a Marinha reforçou a segurança posicionando uma fragata e uma lancha de patrulha na direção do Hotel Copacabana Palace, na Avenida Atlântica. Agentes da Polícia Federal já se posicionavam ontem na porta do hotel, controlando a entrada e saída de pessoas. Um helicóptero do Exército sobrevoou o local durante o dia.

O primeiro-ministro da Guiana, Samuel Archibald Hinds, foi o primeiro chefe de Estado a chegar. Ele veio num vôo de carreira e desembarcou no Rio às 10 horas. O presidente da Argentina, Néstor Kirchner, chegou à noite.

Hinds, Kirchner e os presidentes do Uruguai, Tabaré Vazquez, e do Paraguai, Nicanor Duarte, ficarão hospedados no Copacabana Palace, assim como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os demais chefes de Estado, como Hugo Chávez (Venezuela), Michele Bachelet (Chile) e Álvaro Uribe (Colômbia), vão se instalar no Hotel Sofitel, a 1 quilômetro do Copacabana Palace.

AGENDA DE HOJE

10 horas: Reunião do Conselho de Mercado Comum do Mercosul, com ministros das Relações Exteriores e da Economia

12h50: Assinatura do acordo Mercosul e Conselho de Cooperação do Golfo

15 horas: Reunião com os chefes de governo sobre o processo de integração sul-americana. O dia será encerrado com um jantar no Palácio do Itamaraty