Título: Tucano diz que atua `a favor da Câmara¿
Autor: Madueño, Denise
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/01/2007, Nacional, p. A4

O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) vai distribuir a partir de segunda-feira uma carta aos parlamentares da Câmara. O documento, que contém suas propostas de campanha, visa a recuperar o atraso em relação aos adversários Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Aldo Rebelo (PC do B-SP). A idéia, segundo o próprio deputado, é vender seu nome como uma candidatura ¿a favor da Câmara¿, enquanto os rivais priorizam a fidelidade ao governo do presidente Lula. ¿Teremos uma grande vitória se conseguirmos a adesão dos deputados¿, disse Fruet.

Na carta, o tucano destaca sua posição contrária ao reajuste salarial dos parlamentares acima da inflação. Segundo ele, o ideal é estabelecer critérios de remuneração ¿compatíveis com a realidade brasileira¿.

¿Para os bons entendedores, ficou a lição: o velho jogo do poder, baseado na troca de favores, na busca de vantagens e na acomodação de interesses pessoais e políticos, não conta mais com a mesma tolerância que por muito tempo o favoreceu¿, afirmou. No documento, Fruet também propõe a adoção do voto aberto, a revisão dos critérios para a edição de medidas provisórias, a independência do Legislativo e a discussão das reformas política e tributária. A lista inclui ainda a racionalização de gastos e a atualização do regimento interno da Casa.

O tucano aproveita para mandar recado ao rivais e ao governo federal, pela forma como julga que caminharam até agora as negociações na Câmara: ¿Nosso propósito é claro: impedir que a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados seja transformada em outro evento intraparedes, voltado apenas para questões corporativas, rebaixado à discussão sobre quem é mais leal, a ponto de o Planalto postergar a indicação do novo ministério enquanto não se faz a eleição das Mesas do Congresso.¿

Fruet também já escolheu seu slogan de campanha: ¿A Câmara que o Brasil quer, a Câmara como o Brasil quer¿.

Ontem à tarde, o tucano visitou o governador José Serra no Palácio dos Bandeirantes, ¿para agradecer o apoio e pedir ajuda¿. Ontem mesmo ele seguiu para Curitiba e hoje estará em Porto Alegre.