Título: Justiça brasileira vai pedir aos EUA nova prisão
Autor: Sant¿Anna, Emilio e Gentile, Carmen
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/01/2007, Vida&, p. A22

O Brasil vai pedir ao governo dos Estados Unidos a prisão, para fins de extradição, do casal fundador da Igreja Renascer em Cristo, Estevam e Sonia Hernandes. O pedido, a ser enviado na próxima semana junto com o requerimento de extradição, poderá ser prejudicado se os dois religiosos, que já estão em liberdade condicional, receberem permissão para deixar os EUA. Há o risco de eles viajarem para algum país que não tenha tratado de cooperação jurídica com o Brasil, tornando a extradição mais difícil.

O pedido de extradição do casal chegou na última quarta-feira a Brasília. Mas só ontem ficou pronto o parecer do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça. A petição da prisão e extradição está prevista para ser assinada na próxima segunda-feira pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Mas a entrega ao governo americano deve demorar um pouco mais, pois o documento terá de tramitar no Ministério das Relações Exteriores.

A defesa dos Hernandes alega que eles não podem ser extraditados porque o tratado de cooperação entre Brasil e Estados Unidos não prevê a ação para o crime de lavagem de dinheiro. Mas o pedido de anulação da extradição foi rejeitado pelo Ministério da Justiça.