Título: Segurança reforçada agrada a moradores
Autor: Pamplona, Nicola e Komatsu, Alberto
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/01/2007, Economia, p. B10
O esquema de segurança preparado para a Cúpula do Mercosul foi considerado satisfatório. Em Copacabana, onde cerca de 2 mil agentes das Polícias Federal, Militar e Civil foram mobilizados para o cerco ao Hotel Copacabana Palace, não foram registrados incidentes. Ontem, pelo segundo dia, soldados do Exército e da Marinha reforçaram a segurança na Praia de Copacabana.
Helicópteros militares sobrevoaram periodicamente a Avenida Atlântica. No mar, uma fragata da Marinha completou a mobilização.
O Comando Militar do Leste (CML) informou que os militares que ocupam pontos estratégicos na zona sul e nas vias expressas, como a Linha Vermelha, que dão acesso à base aérea do Galeão, principalmente nas proximidades de favelas, não voltariam para os quartéis antes de a última autoridade relacionada ao Mercosul deixar a cidade. O efetivo e o momento do encerramento da operação de segurança são informações consideradas estratégicas e o CML não as divulga.
A Guarda Municipal também participou, com batedores e agentes de trânsito. O bloqueio na Avenida Atlântica para a passagem das comitivas provocou um grande engarrafamento nas ruas próximas. Mesmo assim, os moradores aprovaram o esquema de segurança, que misturou nas ruas agentes armados com banhistas. ¿Pena que isso acaba depois do evento. Podiam convidar esses presidentes para morar aqui. Para eles, sempre tem segurança e a gente aproveita¿, disse o taxista Alberto Gomes, de 43 anos.
Os policiais contaram que, nos dois dias do evento, receberam manifestações de apoio dos moradores. ¿Muita gente elogia. Teve um senhor que mostrou o relógio Rolex no pulso e disse que só com nosso esquema de segurança pode usá-lo por aqui¿, disse um agente da Polícia Federal que veio da Bahia.
Algumas comitivas, como a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deixaram o Copacabana Palace em direção ao Forte de Copacabana, onde os presidentes embarcaram num helicóptero que os levaram à Base Aérea do Galeão.