Título: Aldo foi líder e ministro de Lula
Autor: Domingos, João e Leal, Luciana Nunes
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/01/2007, Nacional, p. A4

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, ingressou no PC do B pelo movimento estudantil, foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e, depois, se elegeu deputado federal. Em fevereiro assume seu quinto mandato por São Paulo, embora tenha nascido em Viçosa (AL), há 50 anos. Com Lula, foi líder do governo na Câmara e ministro da Coordenação Política - parte desmembrada da Casa Civil em 2004 para que fosse retirado poder do então ministro José Dirceu.

Aldo é jornalista e sempre foi visto como um coadjuvante respeitável na Câmara, embora só tenha se tornado protagonista no Legislativo no governo Lula. Ganhara visibilidade ao propor a criação da CPI da Nike, cuja instalação foi adiada seguidas vezes. Na presidência da Câmara, foi fundamental para aprovar projetos de interesse do governo, como o do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Seu equilíbrio e bom senso nas negociações políticas nem sempre aparecem quando apresenta projetos de lei. Os mais célebres são o que cria o Dia do Saci, para substituir o Halloween importado, e o que determina misturar farinha de mandioca na farinha de trigo usada no pão francês.