Título: Chinaglia tem fama de ser combativo
Autor: Domingos, João e Leal, Luciana Nunes
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/01/2007, Nacional, p. A4

Arlindo Chinaglia, médico de 57 anos e atual líder do governo na Câmara, vai para a quarta legislatura a partir de fevereiro. É fundador do PT e já freqüentou as alas mais radicais do partido, mas hoje é um moderado, integrante do Movimento PT - o mesmo do ministro Tarso Genro, chamado de 'Centrão' pelos colegas de partido. Na gestão de Marta Suplicy em São Paulo, foi secretário das Administrações Regionais.

Chinaglia já foi apontado como um dos deputados mais influentes, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Na disputa pela presidência da Câmara, é considerado favorito, posição conquistada contra o desejo inicial do presidente Lula. É mais um episódio para reforçar sua fama de combativo, que às vezes vira um brigão.

Ele costuma protagonizar discussões ásperas com parlamentares e jornalistas. Numa delas, em outubro de 2005, desentendeu-se no plenário com Inocêncio Oliveira (PL-PE), por causa da votação da chamada MP do Bem. O bate-boca quase terminou em troca de sopapos diante das câmeras de TV. Hoje, precisando de votos para se eleger, Chinaglia prometeu a Inocêncio a quarta secretaria da Mesa.