Título: Ford tem prejuízo de US$ 12,7 bi
Autor: Silva, Cleide
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/01/2007, Negócios, p. B9
A Ford Motor Company registrou prejuízo de US$ 12,7 bilhões em 2006 no balanço global, a maior perda nos 103 anos da companhia. O resultado coloca a empresa, ícone da indústria automotiva, frente ao desafio de, este ano, afundar ou continuar nadando, conforme definem analistas internacionais.
O grupo deve perder, nos próximos meses, o posto de número dois na produção de veículos nos EUA para a Toyota e pode cair da terceira para a quarta posição no ranking mundial de fabricantes, perdendo posição até para a DaimlerChrysler, dizem os analistas.
Na contramão, na divisão da América do Sul, onde o Brasil representa mais de 60% das vendas, a Ford teve o maior ganho da história, de US$ 551 milhões. Foi o terceiro ano seguido de resultados positivos na região, que inclui Argentina e Venezuela, que também abrigam fábricas, e demais países que vendem veículos da marca.
INVESTIMENTOS
A América do Sul foi a região com melhor desempenho do grupo. A Europa teve lucro de US$ 469 milhões. A Ásia/Pacífico perdeu US$ 185 milhões e a América do Norte teve um rombo de US$ 6,1 bilhões. A filial brasileira anunciou no início do mês investimentos de R$ 2,2 bi para o período 2007 a 2011, valor que inclui a compra da montadora cearense de jipes Troller.
Na segunda-feira, a empresa vai apresentar, no Guarujá, litoral paulista, o novo Fiesta, versão reestilizada do modelo que ajudou a marca a crescer no mercado nacional a partir de 2004, quando a filial brasileira interrompeu um ciclo de quatro anos no vermelho.
¿Estamos muito satisfeitos com esse resultado. A continuidade de retornos positivos na América do Sul tem nos permitido dar segmento às nossas estratégias de investimentos na região como também à continuidade da amortização dos investimentos realizados na fábrica de Camaçari, na Bahia¿, disse o presidente da Ford do Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira.
No relatório apresentado nos EUA, a direção mundial da Ford informa que os resultados na América do Sul tiveram aumento de US$ 152 milhões ante 2005. ¿A melhoria refletiu principalmente volumes mais altos, parcialmente contrabalançados por um câmbio desfavorável. As vendas do ano todo melhoraram, atingindo US$ 5,7 bilhões em comparação aos US$ 4,4 bilhões em 2005.¿
REESTRUTURAÇÃO
Com o péssimo desempenho global, a Ford ultrapassou a GM, que havia registrado em 2005 perdas de US$ 10,6 bilhões. A GM, maior fabricante mundial de veículos, vai divulgar balanço na terça-feira. Até setembro, o grupo registrava perda de US$ 3 bilhões, num sinal que começa a se recuperar.
A Ford é a única entre as grandes montadoras americanas e européias que não está conseguindo escapar da crise, provocada em parte pela alta competitividade das fabricantes asiáticas. GM, Fiat, Volks e Renault têm conseguido melhorar seus resultados.
Em 2005, a Ford havia obtido lucro de US$ 1,4 bilhão no mundo, com contribuição de US$ 389 milhões da América do Sul. A maior parte do prejuízo global do ano passado veio do programa de reestruturação, que inclui o fechamento de 16 fábricas e a demissão de 44 mil trabalhadores nos EUA. Esses custos reduziram o resultado do ano em US$ 9,9 bilhões.
¿Iniciamos ações agressivas em 2006 para reestruturar nossos negócios automotivos de modo que possamos operar com lucro, a volumes mais baixos, e com um mix de produtos que reflete melhor a demanda do consumidor por veículos menores, mais eficientes no consumo de combustível¿, disse Alan Mulally, presidente da Ford desde setembro.
Mulally já admitiu que a Ford continuará perdendo dinheiro este ano (só as regiões da América do Sul e Europa serão lucrativas) e em 2008, e só deve voltar à lucratividade em 2009. Para isso, o grupo precisa alterar seu mix de produtos, pois com o alto preço da gasolina as vendas de picapes e utilitários de grande porte, produtos que garantiam maior retorno de vendas, estão em queda. A marca encerrou 2006 com 17,5% de participação nas vendas nos EUA, contra 25,7% há uma década.
As vendas totais da empresa foram de 6,597 milhões de veículos, uma queda de 2,5%. O grupo projeta nova queda nas vendas e na participação de mercado até o terceiro trimestre. A produção também será menor.
¿Enquanto desafios nos esperam em 2007, estamos focados em obter melhorias contínuas no nosso plano, de modo que possamos capitalizar sobre oportunidades de criar e vender mais produtos e de economizar mais custos¿, disse Mulally. ¿Nossas prioridades, combinadas com nosso senso de urgência, irão continuar a transformar a Ford.¿
NÚMEROS
US$ 6,1 bilhões foi o prejuízo da Ford apenas na América do Norte. Na América do Sul, a empresa lucrou US$ 551 milhões
US$ 10,6 bilhões foi o prejuízo da General Motors em 2005, ultrapassado agora pela rival histórica Ford