Título: PT se reúne hoje pronto para reabrir suas feridas
Autor: Rosa, Vera
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/01/2007, Nacional, p. A6

Em reunião marcada para hoje, a Executiva Nacional do PT vai mexer em vários vespeiros: da instalação de uma comissão de ética para expulsar os petistas Oswaldo Bargas e Expedito Veloso à queda da taxa de juros, considerada insuficiente pelo partido. Além disso, um documento intitulado Mensagem ao Partido, divulgado no domingo pelo Estado, agita as correntes petistas. Motivo: ao propor o debate sobre os rumos do PT, relembra a ¿crise de corrupção ética e programática¿ vivida pela sigla e prega a formação de ¿um novo campo político¿ para construir consensos na legenda.

Escrito por petistas que não tiveram os nomes envolvidos em escândalos, como o ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, o texto ressuscitou a disputa entre as facções do PT, a poucos dias dos 27 anos do partido, que serão comemorados em 10 de fevereiro, em Salvador. O documento propõe uma reflexão para o 3º Congresso petista, em julho, e um código de ética interno.

Sem rodeios, a versão preliminar do texto - que conta com o apoio de governadores do PT e da tendência de esquerda Democracia Socialista - afirma que, se o modelo de direção petista conduziu Luiz Inácio Lula da Silva à vitória, em 2002, também empurrou a legenda para grave crise ética e política, ¿capaz de ameaçar a sobrevivência do PT¿.

¿Eu acho que o Tarso fica contemplando o Rio Guaíba e de três em três meses tem essas idéias de refundação do PT¿, ironiza o deputado eleito Jilmar Tatto, um dos vice-presidentes do partido, numa referência ao Rio Grande do Sul, Estado do ministro. ¿Nessa hora, cada um quer ser salvar, mas não me fascina nem a caça às bruxas nem a refundação do PT.¿

NOTA

Em nota aos companheiros, Tarso afirmou que o texto está sendo escrito por diversos dirigentes do partido. ¿É um documento interno, ou `vazado¿ deliberadamente por alguém, ou produto de violação de correspondência eletrônica¿, escreveu o ministro. ¿Ao contrário do que pensam alguns observadores políticos e mesmo companheiros do partido, a refundação não só não terminou como apenas está em seu começo.¿

O documento prega mais mudanças na política econômica e um novo padrão de gestão monetária e cambial pelo Banco Central, com o controle da entrada e saída do capital de curto prazo. A quarentena teria o objetivo de inibir os investimentos especulativos, que ocasionariam ¿oscilações deletérias¿ do câmbio. É difícil que a proposta seja levada adiante.

No primeiro encontro após o retorno do presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP) - acusado de chefiar os aloprados que tentaram comprar um dossiê contra tucanos -, a Executiva Nacional também tentará administrar as queixas sobre a minúscula queda dos juros, de 0,25 ponto porcentual. A cúpula petista aprovará, ainda, resolução política na qual apóia o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).